FAQ 2018-03-01T13:26:30+00:00

Perguntas Frequentes.

Veja abaixo as questões e dúvidas frequentes sobre a plataforma EAD.

São 11 polos distribuídos pelo estado de Minas Gerais. Residentes em cidades que não possuem polos podem se inscrever e participar de processos de seleção de alunos para vagas dos cursos no polo mais próximo. O aluno deverá estar disposto a participar das atividades presenciais que serão realizadas em 2 encontros em cada trimestre.

ACESSE OS POLOS AQUI

Sim. Desde que cumpridas as exigências definidas pelo colegiado de cada uma das graduações. As regras e condições para Transferência e Obtenção de Novo Título 

Os tutores e os professores possuem meios de compensar a falta do contato presencial mais intenso, por isso o processo de aprendizado não é prejudicado. O material/conteúdo presente na página do curso minimiza eventuais perdas em relação aos cursos presenciais. O método privilegia o modelo colaborativo, fazendo com que os próprios aprendizes se interajam nas discussões dos temas do curso.

Para ingresso nos cursos de graduação do Unihorizontes, na modalidade a distância, o candidato deve participar de um processo de seleção agendadoaproveitamento da nota do ENEM (2012 a 2017), transferência e obtenção de novo título.

Confira a página do processo seletivo clicando aqui.

Os cursos EAD do Unihorizontes possuem certificação do Ministério da Educação (MEC). Isto significa que o diploma dos cursos EAD oferecidos pelo Unihorizontes são reconhecidos oficialmente e tem a mesma validade que qualquer curso presencial.

Educação a distância (EAD) é uma modalidade educacional em que alunos e professores estão separados, física ou temporalmente, sendo necessária a utilização de tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica, que pode ser consultada na seção “Legislação” do site, e definida, especificamente, pelo Art. 1º do Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005.

De acordo com o dispositivo, EAD consiste na “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”

De acordo com Decreto nº 6.303/2007, o polo de apoio presencial é a unidade operacional, no País ou no exterior, para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância; o polo é o espaço dotado de uma infraestrutura física e logística de funcionamento, reservado para o atendimento aos estudantes.

Para mais informações sobre os polos do Unihorizontes vá à seção Polos.

O AVA é uma sala de aula virtual na qual o aluno tem a possibilidade de acompanhar as atividades do curso pela internet. O Unihorizontes utiliza a plataforma Moodle, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) mais utilizados no mundo. Os AVAs são espaços virtuais compostos por recursos tecnológicos voltados para o processo de ensino e aprendizagem.

Os estudantes têm acesso à plataforma após a aprovação em seleção e matrículas, por meio do qual recebe um usuário e uma senha pessoal para acesso, ambos utilizando o número de matrícula, que pode ser feito a partir de qualquer computador conectado à internet.

Os cursos são totalmente a distância. Os encontros presenciais acontecerão, somente duas vezes por semestre, em calendário acadêmico divulgado antecipadamente, para realização das provas, nos polos de apoio presencial.

Sim. Você poderá fazer o curso de qualquer cidade, sendo obrigatório comparecer em um polo apenas nos encontros presenciais determinados pelo curso. A educação a distância não possui limite geográfico.

Nossa metodologia de ensino é focada no estudante e em suas necessidades, estimulando constantemente sua participação como parte do processo de ensinar e aprender. Ela valoriza a autonomia cognitiva, proporcionando competências capazes de formar um estudante mais crítico. O resultado é um aprendizado mais rápido, prático e eficaz, apoiado por uma plataforma totalmente didática, com ferramentas como vídeo aulas, web-conferências, e-books, fóruns e “fale com o professor”.