Evento apresenta resultados de mais de 12 anos de pesquisa sobre o papel das mulheres no mercado de trabalho

2017-11-20T20:28:17+00:00

O papel das mulheres no mercado de trabalha será o tema da palestra do VI Encontro Anual do Mestrado em Administração do Centro Universitário Unihorizontes, que acontece no dia 20 de novembro, às 19h, no auditório da Unidade Santo Agostinho I. A palestra será ministrada pelo professor Antônio Moreira de Carvalho Neto, pesquisador e Diretor de Ensino de Pós-Graduação da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) que apresentará os resultados de mais de 12 anos dedicados em pesquisar o tema relações de gênero e poder nas organizações. O evento é aberto à comunidade externa e faz parte das comemorações do 12º aniversário do programa de pós-graduação stricto sensu do Unihorizontes.

O objetivo da palestra, explica o professor Antônio Neto, é apresentar os resultados de diversas pesquisas realizadas ao longo de vários anos sobre o papel da mulher no mercado de trabalho e sua ascensão em cargos de alta gerência. “Vamos mostrar a evolução do papel da mulher no mercado nesses últimos 12 anos, apresentar os avanços, desafios e problemas ainda vivenciados pelas mulheres”, conta. “O que podemos perceber é que as mulheres avançaram muito nos últimos anos em termos de alcançar cargos de gestão no topo da hierarquia de grandes empresas no Brasil. Algo em torno de 22% dos cargos de primeiro, segundo e terceiro escalão hoje são ocupados por mulheres, uma realidade que era muito diferente quando iniciamos nossas pesquisas”, salienta.

O professor Antônio acredita que as causas desse avanço, apesar de pequeno, estão relacionadas ao aumento do nível educacional das mulheres que tende a ser maior que o dos homens. “As mulheres têm maior qualificação, em todos os setores analisados. Os avanços se devem, também, pela própria modernização da sociedade que hoje tem mais acesso à informação”. Entretanto, o professor Antônio ressalta que ainda existem muitos desafios a serem vencidos. “A mulher ainda enfrenta a questão da tripla jornada. Muitas vezes ela trabalha, cuida da casa e dos filhos e ainda cuida de familiares em casos de doença, como, por exemplo, quando os pais ficam idosos. Geralmente, a incumbência de cuidar desses familiares recai sobre a mulher, algo que bloqueia as suas chances de sucesso no mercado de trabalho”.

O Mestrado em Administração do Centro Universitário Unihorizontes construiu nos últimos 12anos uma história sólida e angariou o reconhecimento, o respaldo e o incentivo de instituições como a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais). O curso já soma quase 600 mestres titulados e se tornou referência em excelência acadêmica em todo o Estado de Minas Gerais contribuindo para o aprimoramento de profissionais altamente qualificados, com o desenvolvimento de pesquisas na área de gestão, com a formação de novos pesquisadores e, consequentemente, com o progresso da sociedade.

A Unidade Santo Agostinho I está localizada na Rua Alvarenga Peixoto, 1270, bairro Santo Agostinho. Após o término do evento haverá um jantar, por adesão, no restaurante Haus Munchen, situada na Rua Juiz de Fora, 1257, também no bairro Santo Agostinho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 31 3349-2925.