Aula Magna Gestão de Cooperativas EAD

2018-03-09T17:25:04+00:00

Da esquerda pra direita: Vitória Resende S. Drumond, gerente de desenvolvimento e monitoramento de cooperativas do Sistema OCEMG; o vice-reitor Rogério Naves Resende; a reitora Profª. Drª. Marlene Catariana de Oliveira Lopes Melo; o pró-reitor Acadêmico e coordenado do curso de Gestão de Cooperativas Prof. Tueli Rodrigues Tavares; o presidente da Itambé e da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais – CCPR Marcelo Candiotto.

O Centro Universitário Unihorizontes realizou na noite de segunda-feira (19) a aula magna do curso de Gestão de Cooperativas a Distância com uma palestra ministrada pela gerente de acompanhamento de cooperativas do Sistema OCEMG, Vitória Rezende Soares Drumond. O evento aconteceu no auditório da Unidade Santo Agostinho e contou com transmissão online para os alunos localizados nos demais polos de ensino a distância da Instituição.

 

Assista a íntegra da Aula Magna:

 

 

Estavam presentes no evento a reitora do Centro Universitário Unihorizontes, Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, o vice-reitor Prof. Rogério Naves Rezende, o pró-reitor Acadêmico e de Extensão e coordenador do curso de Gestão de Cooperativas, Prof. Tueli Rodrigues Tavares, o presidente da Itambé e da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), Marcelo Candiotto, representando todas as cooperativas de Minas Gerais.

Em sua fala, a reitora do Unihorizontes enfatizou a importância do lançamento deste curso para o cooperativismo mineiro e para a história da Instituição. “Este curso é resultado de um projeto, de um sonho, da parceria e da crença que nós podemos fazer, que nós podemos desenvolver, algo natural no DNA que caracteriza toda cooperativa e todo o sistema cooperativista”, disse a Prof. Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo.

O Unihorizontes sempre teve uma relação estreita com o cooperativismo, conforme destacou a Prof.ª Marlene. “O nosso curso de Gestão de Cooperativas presencial foi um dos primeiros a receber a autorização do MEC com nota máxima. Há mais de 10 anos oferecemos também um curso de pós-graduação voltado para cooperativas de crédito. Com o lançamento do curso EaD estamos dando mais um passo neste relacionamento. Vemos que o cooperativismo está cada dia mais está presente na nossa história. Assim, estamos contribuindo para o seu desenvolvimento no Estado e agora com a possibilidade ampliação para todo o Brasil com este curso a distância”.

A concretização deste curso só foi possível graças à parceria do Sistema OCEMG por meio de um convênio com o Centro Universitário Unihorizontes, que viabiliza o pagamento de um terço do valor da mensalidade do curso para funcionários, dirigentes e associados das cooperativas vinculadas ao Sistema. “Agradeço o envolvimento das cooperativas de Minas no processo de divulgação e a parceria fundamental do Dr. Rondaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg”, disse a reitora.

O vice-reitor do Unihorizontes, Rogério Naves Rezende, salientou o fato de que o Unihorizontes está preparado para dar mais este passo. “O cooperativismo está no nosso DNA, temos uma vasta experiência nessa área, o que nos deixa muito tranquilos em oferecer um curso com essa amplitude. Assim, gostaria de dar as boas-vindas aos alunos e desejar que façam um excelente curso, e agreguem os conhecimentos necessários para o pleno exercício do cooperativismo”.

O coordenador, Prof. Tueli Rodrigues Tavares, explicou como o curso vai contribuir para levar o conhecimento cooperativista para outras regiões. “A ideia nasceu da necessidade de levar conhecimento e formação profissional para outras regiões, por meio de um curso que tem a duração de dois anos e esta estruturado com disciplinas bem focadas nos 13 ramos do cooperativismo e tem uma proposta diferenciada, por ser totalmente a distância”, explicou. “Ele reflete todo o anseio da comunidade cooperativista mineira, é uma proposta focada nas especificidades do cooperativismo atrelado à área de gestão”, enfatizou.

Para Marcelo Candiotto, presidente CCPR, cooperativa que agrega mais de 6000 produtores de leite, as cooperativas do Brasil e de Minas apresentam grande demanda por qualificação profissional e o curso a distância do Unihorizontes vem para atender esta necessidade. “Parabenizo a iniciativa do Unihorizontes, pois verifica-se a necessidade de formação de gestores no meio cooperativista, pois muitas cooperativas ainda atuam em um modelo de gestão arcaico e precisam evoluir. Um curso a distância consegue contemplar um número grande de pessoas em várias regiões, isso é de suma importância”, disse.

A gerente de acompanhamento de cooperativas do Sistema OCEMG, Vitória Drumond, falou dos desafios e avanços do cooperativismo no Brasil e no mundo. A palestrante trouxe dados atuais que mostram a força do cooperativismo em meio à crise.  “O Brasil vive um cenário de crise econômica, com o aumento do desemprego, aumento da dívida pública e agravamento da violência. Vemos que, apesar disso, os números das cooperativas permanecem fortes, pois somos uma sociedade de gente, esse é o grande diferencial do cooperativismo”, disse.

Dentre os números apresentados por Vitória Drumond, destaque-se o fato de que o cooperativismo é fonte de renda para mais de um bilhão de pessoas no mundo, uma em cada 7 pessoas está associada a uma cooperativa, as cooperativas empregam 10% da população mundial. No Brasil, são mais de 6 mil cooperativas que geram mais de 300 mil empregos e somam mais de 13 milhões de cooperados, quase metade da produção agrícola do País passa pelas cooperativas. Minas Gerais é o segundo maior estado em número de cooperativas, com 768 instituições que representam 11,5% do Brasil e agregam 1,5 milhão de cooperados, gerando cerca 38 mil empregos e com uma 7,8% no PIB do Estado.

As fotos do evento podem ser conferidas aqui.